JOI Brasil: Iniciativa de Empregos e Oportunidades Brasil

A young bike delivery person sits on his bike and checks his phone.
Photo: Shutterstock.com
JOI Brasil é uma iniciativa do J-PAL que busca gerar evidências científicas sobre políticas públicas relacionadas com as principais questões do mercado de trabalho brasileiro

Se queremos melhorar as condições do mercado de trabalho no Brasil, qual estratégia deveríamos escolher? Lançada em 2020, a Iniciativa Empregos e Oportunidades (JOI) é uma iniciativa mundial do J-PAL que tem o objetivo de gerar evidências robustas sobre políticas que abordam os desafios urgentes do mercado de trabalho. Em 2021, em parceria com a Fundação Arymax, a B3 Social, a Potencia Ventures, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Insper, o J-PAL LAC lançou a JOI Brasil que repetirá as ações da JOI para o contexto brasileiro. Através do fortalecimento de ações inovadoras e do fomento às pesquisas rigorosas, a JOI Brasil buscará qualificar o debate sobre o mercado de trabalho brasileiro e disseminar o conhecimento adquirido para governos, sociedade civil, empresas e fundações no país. Pesquisas ancoradas em evidência científica ajudarão a identificar o que realmente funciona e escalar os mecanismos que consistentemente impactam as vidas das pessoas.

Key Facts

Sectors:
Status:
  • Partner RFP: Closed
Eligibility:
Aberto aos afiliados e pós-doutorados J-PAL e docentes convidados pela JOI

Parceiros Investidores

Fundacao Arymax logo B3 Social logo
BID logo Potencia Venutres logo

Parceiro Implementador

Insper logo

PARA IMPLEMENTADORES

Incubação Social

A incubação social da JOI Brasil possui três fases, com o objetivo final de apoiar organizações a desenvolverem uma proposta de avaliação que possa ser financiada através da JOI. Buscamos estimular a geração de novas pesquisas através da assistência técnica na elaboração de planos de avaliação e monitoramento e na condução de avaliações de impacto aleatorizadas. Este modelo fortalece a cultura de avaliação de impacto no setor de mercado de trabalho no Brasil.
As organizações interessadas em participar da incubação social podem preencher o formulário de inscrição na oficina de capacitação, que está aberto de 4 de novembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022 . As respostas serão analisadas para identificar os projetos com maior viabilidade institucional e política para realização de uma avaliação de impacto em seus programas. Os resultados serão publicados no dia 11 de janeiro de 2022.

PARA PESQUISADORES

Programa de Apoio Direto à Incubação de Pesquisa (DRIS)

O Programa de Apoio Direto à Incubação de Pesquisa (DRIS) é um programa de suporte para acadêmicas e acadêmicos na incubação de novos projetos que podem levar ao desenvolvimento de estudos RCTs no tema de Empregos e Oportunidades (JOI) no Brasil. Os projetos apoiados podem ser iniciais, desde que haja, em algum momento, a expectativa/possibilidade de um futuro RCT. O suporte concedido é gratuito, realizado por um de nossos associados de pesquisa, de duração de até 8 meses, e com início já em outubro de 2021. Os projetos são selecionados com base no alinhamento com temas JOI e a viabilidade de um RCT no Brasil, com preferência para docentes baseados na América Latina. As inscrições estão abertas. Após o envio do formulário, nossa equipe conversará com os projetos finalistas para discutir os detalhes do apoio individualizado.

PARA PESQUISADORES

Edital de propostas (RFP)

A Iniciativa Empregos e Oportunidades (JOI) Brasil do J-PAL financia avaliações de impacto aleatorizadas que abordem as temáticas urgentes do mercado de trabalho brasileiro: Quais as habilidades necessárias para o emprego do futuro? Como a capacitação para o trabalho afeta a participação laboral? Quais características de programas de treinamento têm o maior impacto? Quais políticas são mais eficazes para reduzir a discriminação na contratação de pessoal? Como os regulamentos do mercado de trabalho afetam a criação de empregos?

A JOI Brasil abre dois editais por ano e são elegíveis à candidatura docentes afiliados ao J-PAL, pós-doutores do J-PAL, assim como docentes convidados pela JOI Brasil e pelo escritório do J-PAL para a América Latina e o Caribe. Os editais financiarão RCTs, projetos-piloto, e bolsas-semente para o desenvolvimento de propostas. Estudantes de doutorado, com o apoio escrito de um pesquisador filiado à rede J-PAL ou pesquisador convidado pela JOI Brasil, também são elegíveis a se candidatar. As inscrições estão momentaneamente fechadas.

Equipe da Iniciativa

Membros do Comitê Acadêmico

Marianne Bertrand, Líder acadêmica, Mercado de trabalho, Comitê Executivo da J-PAL 
Claudio Ferraz, Líder acadêmico, Mercado de trabalho, J-PAL LAC
Rodrigo Soares, Líder acadêmico, Mercado de trabalho, J-PAL LAC 

Staff

Paula Pedro, Diretora Executiva J-PAL LAC 
Claudia Macías, Diretora Adjunta J-PAL LAC
Edivaldo Constantino, Gerente JOI Brasil
Viviane Silva, Analista de Pesquisas e Políticas Públicas 
Luiz Felipe Fontes, Pesquisador de Pós-doutorado JOI Brasil