A Importância de Comunicar Evidências e Dados em Tempos de Polarização

Webinar
Hosted by:
Location:
Live via Zoom
Quiosque em Curitiba
Foto: Alf Ribeiro | Shutterstock.com

Mais do que nunca é fundamental comunicar adequadamente dados e resultados de pesquisas. Em um mundo cada vez mais polarizado, a academia e o jornalismo desempenham um papel fundamental na formação do público em temas importantes e complexos. Como os jornalistas podem compartilhar essas evidências de forma eficaz e transparente? Como a academia pode apoiar esse esforço e comunicar resultados importantes de forma acessível? Quais os principais desafios na comunicação das evidências e dos dados rigorosos?

Inscreva-se para participar do webinar >>

O webinar vai reunir duas jornalistas, um acadêmico e a equipe do J-PAL LAC para debater as questões mais urgentes relacionadas à reportagem e à comunicação de evidências rigorosas na mídia. O evento será aberto ao público e faz parte da "Semana de Avaliação gLOCAL" do CLEAR para a promoção e a valorização do conhecimento global que impactam as práticas de monitoramento e avaliação (M&A) das políticas públicas locais e a troca de experiências locais que influencia o pensamento global sobre os temas de M&A.

Speakers

Claudio Ferraz
Professor de Economia, University of British Columbia e PUC-Rio
Claudio Ferraz é professor na University of British Columbia e professor em tempo parcial do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente atua como Diretor Científico do escritório para a América Latina e Caribe do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL LAC). É também co-diretor da Rede de Economia Política do LACEA, assim como membro honorário do LACEA, bolsista da Econometric Society e atualmente Editor Associado da Econometrica, Journal of Political Economy e Journal of Development Economics. Sua pesquisa acadêmica se concentra em desenvolvimento econômico, economia política e economia pública. 

Paula Miraglia
Co-fundadora e Diretora Geral, Nexo Jornal
Paula Miraglia é co-fundadora, publisher e diretora geral do Nexo Jornal e da Gama revista.  Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais.  Foi Diretora Geral do International Centre for the Prevention of Crime – ICPC, no Canadá, e Diretora Executiva do ILANUD – Instituto Latino Americano das Nações Unidas. Foi também consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento. 

Paula Pedro
Diretora Executiva, J-PAL LAC
Paula Pedro é Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Rio e Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) pela Universidade de Harvard. Trabalhou no Banco Mundial e na universidade de Berkeley, como gerente de pesquisas. Mais recentemente, serviu como Diretora do Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e gerente de estratégia da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Atualmente, é Diretora Executiva do escritório para a América Latina e Caribe do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL LAC). 

Clara Velasco
Jornalista, TV Globo
Clara Velasco é jornalista formada pela USP, com pós-graduação em Gestão Pública pelo Insper. É repórter de dados, checagem de notícias e projetos especiais na Rede Globo. Atualmente, trabalha no programa "Profissão Repórter". Tem passagens pelo G1, pela Band e pela Folha de S.Paulo e já ganhou o Data Journalism Awards, o Prêmio Petrobras de Jornalismo, a premiação da Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, entre outros.