Webinar sobre Políticas do Mercado de Trabalho: Qualificação Profissional

Webinar
Línea de tiempo:
- (12-1:15pm EST)
Location:
Ao vivo via Zoom
female worker operating industrial machine
Photo: Mangostar | Shutterstock

Inscreva-se já >>

Você gostaria de conhecer o que dizem as evidências científicas mais recentes sobre programas de Qualificação de Profissional na América Latina? Gostaria de entender quais são os mecanismos apontados por esta literatura que impulsionam a renda e a empregabilidade? Inscreva-se no “Webinar sobre Políticas de Mercado de Trabalho: Qualificação Profissional”, online e gratuito, e descubra as principais evidências sobre o tema.

O webinar destacará os resultados da publicação “Evidências sobre políticas de mercado de trabalho e implicações para o Brasil: Qualificação Profissional”. É a primeira de uma série de 6, escritas pela Iniciativa de Empregos e Oportunidades Brasil (JOI Brasil) e co-autoradas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A série busca disseminar conhecimento para que evidências científicas possam ser usadas na formulação de programas e políticas sobre o mercado de trabalho no país. 

Inscreva-se já >>

Parceiros

logo arymax b3 logo tide logo
tide logo logo bid insper logo

 

Palestrantes do evento

Livia Gouvêa, especialista na Divisão de Mercado de Trabalho do BID no Brasil. É economista e possui mestrado em Economia com ênfase em Organização Industrial e doutorado em Economia com ênfase em Mercado de Trabalho, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atuou em projetos de mercado de trabalho, educação, produtividade, previdência e política tributária. No BID desde 2019, Livia tem se dedicado a trabalhar para fortalecer o mercado de trabalho brasileiro, sempre considerando aspectos de diversidade, futuro do trabalho e desenvolvimento social.

Luiz Felipe Fontes, pesquisador de pós-doutorado do J-PAL LAC, onde trabalha no time acadêmico da Iniciativa de Empregos e Oportunidades Brasil (JOI Brasil). Luiz Felipe trabalha com microeconomia aplicada, focando em tópicos de políticas públicas e formação de capital humano. Luiz Felipe é um Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP).

Daniel da Mata, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP). É Ph.D. em economia pela Universidade de Cambridge. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pesquisador-associado do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). É pesquisador convidado do The Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL).

Vivianne Naigeborin, superintendente da Fundação Arymax que tem como principal foco de atuação a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho. De 2007 a 2019, atuou como Strategic Advisor da organização global Potencia Ventures e, de 2000 a 2007, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina da Ashoka Empreendedores Sociais. Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo, é Yale World Fellow pela Universidade de Yale, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e conselheira de diversas organizações da sociedade civil.

Edivaldo Constantino, gerente da Iniciativa de Empregos e Oportunidades no Brasil (JOI Brasil). Antes de integrar a JOI Brasil, Edivaldo trabalhou como professor visitante no Departamento de Economia da Universidade de São Paulo e como Economista Sênior da OLX Brasil. Ele também tem experiência trabalhando como consultor no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica (FIPE). Edivaldo é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo.

Agenda

14:00 - 14:07
Abertura

  • Vivianne Naigeborin, Superintendente da Fundação Arymax

14:08 - 14:22
Painel 1: Contextualização sobre o mercado de trabalho brasileiro

  • Livia Gouvêa, Especialista em Mercado de Trabalho do BID

14:23 - 14:38

Painel 2: Um olhar sobre as evidências do tema de Qualificação Profissional
Perguntas e Respostas

14:39 - 15:10
Painel 3: Lições de um estudo de treinamento profissional no Brasil: “Who Benefits from Job Training Programs? Evidence from a High-Dosage Program in Brazil”
Perguntas e Respostas

  • Daniel da MataPesquisador da rede J-PAL e Professor da Escola de Economia da FGV-SP

15:11 - 15:15
Encerramento

Sobre a JOI Brasil

A Iniciativa Empregos e Oportunidade (JOI Brasil) é uma iniciativa do J-PAL cujo objetivo é apoiar a produção de novas e robustas avaliações de impacto sobre programas sociais que buscam melhorar o ingresso, a permanência e a qualidade do mercado de trabalho brasileiro, com foco em quatro temas: treinamento de habilidades e assistência ao emprego, criação de empregos, futuro do trabalho e questões sociais e de mercado de trabalho. A JOI Brasil é uma parceria com a Fundação Arymax, B3 Social, Fundação Tide Setubal, Potencia Ventures, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Insper.

Saiba mais

Visite já o nosso site, leia alguns de nossos blogs e procure por #JOIBrasil no Twitter. Para mais informações contate-nos através do e-mail [email protected]