First Conference and Workshop on Impact Evaluation in Environmental and Agricultural Programs and Public Policy

Workshop or Training
Location:
Brasilia, Brazil

1a Conferência e Oficina sobre Avaliação de Impacto de Políticas Públicas e Programas Ambientais e Agrícolas tem como objetivo capacitar pesquisadores, elaboradores de políticas e profissionais no desenho e implementação de avaliações rigorosas do impacto de políticas e programas voltados ao meio ambiente, agricultura e pecuária no Brasil.

Sobre a Conferência:

Qual é a efetividade de programas e políticas públicas?  -- Em que medida estes programas e políticas resolvem os problemas para os quais foram desenhados e implementados? A produção de evidência com o uso de métodos rigorosos de avaliação de impacto é fundamental para responder estas perguntas e melhorar a elaboração de políticas e programas. Essa Conferência tem como objetivo destacar a importância de tomar decisões bem informadas no contexto de ações voltadas ao meio ambiente, agricultura e pecuária. A Conferência será realizada no dia 25 de Agosto de 2015 em Brasília.

Abertura:
  • Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente.
Palestrantes:
  • Carlos Klink, Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
  • André Nassar, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
  • Juliano Assunção, Diretor do CPI/PUC-Rio e Professor de Economia da PUC-Rio.
  • Mushfiq Mobarak, Professor de Economia da Universidade de Yale nos EUA e pesquisador afiliado ao J-PAL.
Sobre a Oficina:

A Oficina será realizada nos dias 26 e 27 de Agosto de 2015. Seu objetivo é fornecer a gestores e implementadores de políticas e programas ambientais e agrícolas as ferramentas necessárias para que possam identificar e aplicar métodos de avaliação de impacto adequados e evitar métodos ruins. Serão apresentados diferentes modelos de avaliação e suas implementações práticas, incluindo avaliação aleatorizada, devido ao rigor dos resultados gerados por esse método e seu grande potencial em informar adequadamente a elaboração de políticas e programas. A Oficina oferece oportunidade para que os participantes trabalhem diretamente com pesquisadores líderes no campo de avaliação de impacto para desenvolver propostas de avaliação de políticas e programas para suas instituições.

Oficina contará com instrutores e pesquisadores com ampla experiência nos principais desenvolvimentos e aplicações de métodos de avaliação de impacto, entre eles:

  • Juliano Assunção, Diretor do CPI/PUC-Rio e Professor de Economia da PUC-Rio
  • Bruno Ferman, Professor de Economia da Escola de Economia de São Paulo e pesquisador afiliado ao J-PAL
  • Dimitri Szerman, Analista Sênior do CPI/PUC-Rio

Para solicitar uma vaga nos eventos, por favor preencha o formulário de inscrição.

Contato: Desirée Lopes

Estes eventos são patrocinados pela Fundação Children’s Investment Fund (CIFF) através do suporte concedido ao CPI/PUC-Rio à Iniciativa para Uso da Terra (INPUT).