J-PAL LAC traz a Iniciativa de Empregos e Oportunidades ao Brasil

Posted on:
Workers in construction helmets stand around a stack of boxes.
Photo: Shutterstock.com

Read this post in English here.

A crise da Covid-19 exacerba os desafios do mercado de trabalho no Brasil. Mais do que nunca, precisamos desenvolver soluções de política pública efetivas e baseadas em evidências. Em parceria com a Fundação Arymax, a B3 Social, a Potencia Ventures e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o J-PAL está trazendo a Jobs and Opportunity Initiative (JOI) para o Brasil. A aliança terá o objetivo de identificar, fortalecer e avaliar programas inovadores que respondam aos desafios de hoje.

Os desafios e as oportunidades do emprego no Brasil

O mercado de trabalho brasileiro enfrenta uma série de desafios para promover o acesso de sua população a oportunidades de trabalho estáveis e dignas. Além das crises econômica e sanitária nos levaram o país a uma taxa de desemprego recorde, o país também viu sua produtividade estagnar nas últimas décadas, apesar do nível médio de educação ter quase dobrado.

Outro desafio estrutural está relacionado às desigualdades no mercado de trabalho. Por exemplo, hoje, a porcentagem de pessoas pretas e pardas desempregadas, subempregadas ou empregadas informalmente é maior do que a de trabalhadores brancos. Além disso, mudanças na dinâmica do mercado de trabalho, como o envelhecimento da população, a transformação digital, a flexibilização nas relações trabalhistas e a automação, ampliam a complexidade do problema.

A conjuntura econômica também nos apresenta muitos desafios. Depois de uma crise econômica que levou o país a um forte aumento do desemprego, o país iniciou uma lenta recuperação, infelizmente interrompida pela pandemia.

O FMI projeta que a taxa de desemprego chegará a 14,5 por cento em 2021. Além disso, muitos brasileiros e brasileiras deixaram a força de trabalho no ano passado. A taxa de participação, que era de 62 por cento em 2019, atingiu um mínimo histórico de 55,1 por cento no terceiro trimestre de 2020. Grupos que já eram sub-representados, como mulheres e jovens, foram especialmente atingidos, afetando milhões de pessoas.

As interrupções na carreira das mulheres, por exemplo, podem impactar negativamente seu desempenho no mercado de trabalho no futuro. Da mesma forma, o período de transição da escola para o mundo do trabalho é decisivo para os jovens, e crises econômicas podem ser particularmente prejudiciais às suas trajetórias. Esses são apenas alguns de muitos efeitos temporários e duradouros que podemos prever nos anos que virão. Mais do que nunca, precisamos responder a esses desafios com políticas públicas e programas sociais robustos.

Visão global, efeito local

Ao redor do mundo e ao longo dos anos, as avaliações de impacto apoiaram na identificação de programas inovadores, com efeito concreto e positivo no emprego.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender os mecanismos que impulsionam a empregabilidade e o empreendedorismo. Tais estudos nos permitem adaptar esses programas a outros contextos e/ou levá-los à escala nacional.

No Brasil, acredita-se que essas estratégias podem gerar evidências e sugerir caminhos que ajudem governos, terceiro setor e setor privado, a tomarem decisões mais eficazes e duradouras, e que apoiem o maior número possível de pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade econômica.

Lançamento da Jobs and Opportunity Initiative da J-PAL no Brasil

Em 2020, com o apoio do Google.org, o J-PAL lançou a Jobs and Opportunity Initiative (JOI) para responder a algumas dessas perguntas mais urgentes enfrentadas por tomadores de decisão, empregadores e trabalhadores. O investimento inicial tem foco na África Subsaariana. A JOI teve um primeiro ano movimentado, financiando mais de vinte projetos em 13 países.

É com entusiasmo e satisfação que o J-PAL anuncia que, em parceria com a Fundação Arymax, a B3 Social, a Potencia Ventures, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, vai trazer a Jobs and Opportunity Initiative para o Brasil em 2021. O trabalho será implementado em colaboração com o Insper, universidade parceira do J-PAL no país.

A iniciativa irá financiar pesquisas rigorosas que sejam relevantes para o debate público. Por meio desses esforços, serão abordados desafios urgentes do mercado de trabalho. Com isso, esperamos melhorar a qualidade dos programas e políticas de trabalho, e afetar positivamente a vida de muitos brasileiros e brasileiras.

Ao longo de cinco anos, a JOI Brasil irá:

  1. Organizar incubadoras de inovação social para identificar políticas e programas inovadores nas temáticas prioritárias.
  2. Fornecer assistência técnica a esses programas e políticas promissoras, com o objetivo de apoiá-los na elaboração de planos de avaliação e monitoramento de seus programas.
  3. Criar conexões entre o terceiro setor, governos e pesquisadores, no intuito de promover parcerias de pesquisa.
  4. Lançar editais de pesquisa, para financiar pilotos e avaliações de impacto aleatorizadas (RCTs) no Brasil.
  5. Compartilhar os resultados dessas e de outras pesquisas com o terceiro setor, agências governamentais e o público em geral na tentativa de garantir que as evidências geradas pelo financiamento da JOI Brasil sejam usadas para informar a futura formulação de políticas no Brasil.

Os objetivos da JOI Brasil são melhorar a compreensão sobre como influenciar positivamente o mercado de trabalho brasileiro, e disseminar esse conhecimento para governos, sociedade civil, setor privado no Brasil e no mundo.

O que vem por aí

Em breve, compartilharemos mais detalhes sobre a JOI Brasil e também sobre as diferentes formas de colaborar com ela. Um evento de lançamento e uma página dedicada à iniciativa no Brasil devem ser anunciadas nos próximos meses. Para darmos início à iniciativa estamos buscando um/uma Gerente para liderar o trabalho da JOI Brasil. Nos próximos meses serão anunciadas novas posições, que poderão ser vistas na página de carreiras do J-PAL.

Fique atento e acompanhe as próximas novidades da JOI Brasil!

Authored By